sexta-feira, 2 de maio de 2008

Baby you can drive my CAR

CAR é um acrónimo para Computer-assisted reporting (Jornalismo Assistido por Computador, JAC em português). Também conhecido por CAJ (Computer-assisted Journalism), é um termo genericamente usado pelos jornalistas que se refere à recolha de dados electrónicos e técnicas de apresentação, análise e tratamento de dados usadas para a criação de notícias.

O JAC é, também, uma das disciplinas mais antigas no que concerne ao estudo do Jornalismo aliado à tecnologia e à Internet; esta foi criada dadas as profundas alterações e impacto que a informática provocou na prática do Jornalismo.

A generalização dos computadores e da Internet, bem como o desenvolvimento do software, trouxeram uma revolução na forma de fazer Jornalismo. Hoje em dia, os jornalistas organizam a informação em bases de dados, folhas de cálculo, programas estatísticos; estudam fenómenos políticos e demográficos através de sistemas de informação com mapas integrados; realizam entrevistas via e-mail; fazem pesquisas de informação on-line para os seus artigos. Mais ainda, podem armazenar no disco rígido conteúdos fotográficos, sonoros, audiovisuais, bem como informações proveninentes de outros meios de comunicação.
Nada disto seria possível sem o advento dos computadores e de toda a tecnologia que lhes é intrínseca.

Mas não é preciso "chamar-mos" aplicações e ferramentas tão avançadas para percebermos o quanto os computadores vieram facilitar e revolucionar o Jornalismo. Tarefas (hoje tão simples e básicas para nós) como guardar um texto, corrigi-lo, recortá-lo, copiá-lo, não eram possíveis há alguns anos atrás, quando os jornalistas se serviam da máquina de escrever ou, na pior das hipóteses, da caneta e do papel.

Como diria Joaquim Fidalgo, antigo jornalista e actual professor na Universidade do Minho, " O computador por si representa já um instrumento extraordinário de fazer Jornalismo, mas um computador ligado à Internet será cada vez mais imprescindível na profissão". A grande mais-valia da Internet para o CAR/JAC é a velocidade com que dados e factos podem ser difundidos. Estes chegam até ao jornalista rapidamente e "em bruto", pois não existem intermediários entre eles. É também graças a Internet que se deve o aparecimento dos chamados jornais on-line (também abrangidos pelo conceito CAR/JAC), que disfrutam das inúmeras potencialidades oferecidas pela Web, como a possibilidade de incorporar vídeos, aúdios, armazenamento de conteúdos em arquivo, entre muitas outras.

O computador tornou-se hoje, para o jornalista, essencial e imprescindível para a construção das notícias. Mais que um aliado, uma ferramenta indispensável, é (porque não dizê-lo) o seu braço direito.


Para saber mais sobre o CAR / JAC:

http://www.labcom.ubi.pt/jac/o_que_e_jac.html
http://www.poynter.org/dg.lts/id.5435/content.content_view.htm
http://www.alaic.net/VII_congreso/gt/gt_1/GT1-P15.html
http://www.bocc.ubi.pt/pag/_texto.php3?html2=sousa-pedro-jorge-jornalismo-on-line.html
http://www.bocc.ubi.pt/pag/_texto.php3?html2=canavilhas-joao-webjornal.html

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