sábado, 29 de novembro de 2008

Adriano Cerqueira - . “A faculdade é uma experiencia incrível que te abre um mundo de potencialidades”


Nasceu e viveu toda a vida em Ovar, mas vinha frequentemente visitar a parte da família que reside no Porto. Foi por essa razão que Adriano Cerqueira, aluno do 3º ano de Ciências da Comunicação, não teve dificuldades em adaptar-se a passar a maior parte do tempo na cidade Invicta desde que entrou na Faculdade. “Com o passar dos tempos fui-me habituando ao Porto e a conhecer a cidade até melhor do que conheço Ovar. Mesmo hoje se me disserem para ir a algum sítio no Porto sou capaz de responder "sim, sei" mas se for em Ovar muitas vezes chego a dizer "ermm... onde é que é isso?".

A grande dificuldade foi adaptar-se à mudança do ensino secundário para o ensino superior, que considera abrir “um mundo de potencialidades. O secundário não passa de mais uma etapa”. Adriano destaca a diferença entre métodos de ensino utilizados na universidade e os aprendidos anteriormente, bem como o encontro de jovens de diferentes backgrounds, que encara como benéfico. “Não é tanto a cultura do ser popular que existe no secundário, mas mais a do seres tu mesmo”.

Apesar da paixão de infância por Paleontologia, Adriano Cerqueira concorreu a Medicina na candidatura à universidade por influência dos pais, mas foi no curso de Ciências da Comunicação que acabou por ser colocado. Apesar de não ter grande paixão por jornalismo, foi esta a variante que escolheu no 3º ano. "De certa forma ainda tenho aquela visão "apaixonada" do jornalismo como 4.º Poder, de que podemos realmente fazer a diferença. Não acredito que possamos salvar o mundo, mas se mudarmos pelo menos duas pessoas, já fazemos a diferença”, confessa o estudante.

Nenhum comentário: